Av. Santa Rita de Cassia, 752 E (1º andar)
Farol - Maceió/AL - 82
9 9925.3431
Filipino Martial Arts - FMA

As artes marciais filipinas, comumente chamadas de FMA (Filipino Martial Arts), são um conjunto de sistemas que compreendem as técnicas de combate desenvolvidas historicamente nas Filipinas, tendo sua gênese na necessidade de autoproteção dos povos nativos. Desde suas origens, datadas de aproximadamente século 8DC para os primeiros sistemas bem consolidados, as FMA sofreram modificações e influências causadas pelos mais diversos motivos, indo desde uma interpretação diferente da arte por meio de praticantes diferentes a imposições culturais impostas ao longo da história do grande arquipélago que hoje compreende o país filipino. Atualmente tais sistemas evoluiram e são hoje divididas em três artes maiores, conhecidas como Arnis/Kali/Eskrima, Mano Mano, Pangamut, Panantukan, Pinoy ou Boxe Filipino; Dumog ou Pukulan.

 

 

 

ARNIS, KALI ou ESKRIMA??

Arnis é a arte marcial mais famosa, onde os praticantes treinam com bastões ou bengalas de rattan. Historicamente, a prática de Arnis tinha três ramificações, sendo estas 'solo baston', 'sinawali' e 'espada y daga'. O treino de 'solo baston' consistia em utilizar um único bastão e uma mão vazia, podendo ser convertida na empunhadura de uma espada, adaga ou facão. As técnicas de 'espada y daga' consistem na utilização de uma espada e uma espada menor, adaga, punhal ou facão, tendo suas origens na ótima impressão que os filipinos tiveram a se depararem com a arte marcial espanhola de 'La Verdadera Destreza', que consistia no manejo de um florete na mão dominante e uma adaga ou punhal na outra mão, substituindo o tradicional escudo ou broquel, trazendo interesse devido a praticidade e falta de necessidade do praticante de carregar consigo um 'kalasag', 'taming', ou escudos filipinos quaisquer. O 'sinawali' surgiu da palavra 'sawali', que é um tipo de costura, e quer dizer literalmente ondulação, denominado deste tipo devido a semelhança que os artistas, empunhando dois bastões, realizam com as mãos com uma costura.

A denominação 'arnis' vem de 'arnes', palavra espanhola para o inglês 'harness', que significa Couraça das Mãos, devido aos enfeites usados pelos dançarinos de Moro-Moro (apresentação de dança típica das Filipinas). A palavra 'kali' é uma derivação de 'tjakalele', arte marcial malaia trazida há aproximadamente em 200BC para o arquipélago, onde a prática de facões era o principal foco da arte. Já a palavra 'eskrima' vem da palavra espanhola para o inglês 'skirmish', ou escaramuça, palavra rebuscada do português que significa basicamente luta.

 

A Grande Revolução

A definição e distinção entre os diversos estilos de Arnis se tornava difícil até uma grande revolução ocorrida nas últimas décadas pelo Great Grand Master Remy Amado Presas (1936-2001), onde o mesmo viajou por aproximadamente 400 das quase 7000 no arquipélago das Filipinas, unificando seus conhecimentos e fundando um grande sistema marcial mais propícia e segura para a prática, denominada de Modern Arnis. Neste novo sistema, as práticas das três ramificações de Arnis foram interligadas, fazendo com que o treino e técnicas de 'solo baston' fossem aproveitados para 'espada y daga' e 'sinawali' e vice-versa. GGM Remy Presas percebeu que um grande fator desencorajador para a adesão de novos praticantes era o alto nível de lesões causadas pelos exercícios tradicionais, e os modificou de modo a tornar a prática segura e indolor.

Um bom exemplo de suas modificações foi abandonar os dogmas envolvendo os objetos de treino. Devido aos bastões serem considerados sagrados, era estritamente proibido deixá-los cair ou bater uns contra os outros, fazendo com que praticantes fossem obrigados a acertar os pulsos uns dos outros a cada repetição da técnica. Também criou um sistema de mãos vazias que se assemelhasse integralmente com o sistema de bastões, sendo as técnicas baseadas em princípios de ângulos de ataque e não em movimentos específicos, tornando a reação do praticante absolutamente idêntica caso o mesmo estivesse armado ou desarmado - surgindo assim o Mano Mano. Incluiu também em seu sistema a prática de chutes baixos e quedas, sendo a forma mais eficiente e segura de finalizar um confronto em uma situação de defesa pessoal - dando vida novamente ao Dumog.

Academia Carpa Dourada - ARMADO FMA DefTac Alagoas
+55 82 99925.3431